Catapora
O que é?
- Doença causada pelo vírus varicela-zóster.
- Os sintomas são manchas avermelhadas, que evoluem para bolhas e crostas. Há muita coceira. Também pode ocorrer febre, mal-estar e dores pelo corpo.
- Apesar de quase sempre ser leve, existe a possibilidade de complicações como encefalite (inflamação do cérebro), pneumonia, hemorragias e até morte. Ao coçar as lesões, há risco de infecções por diversas bactérias.
Transmissão
- Pelas gotículas expelidas na fala e saliva de indivíduos doentes e por meio do contato com as lesões na pele e objetos contaminados.
Ameaça
- Pessoas que tiveram a doença podem ficar com o vírus em estado adormecido no organismo. Se for reativado, o que costuma acontecer com mais frequência após os 60 anos ou em imunodeprimidos, causará outra doença: o herpes-zóster.
- O herpes-zóster pode causar uma dor extremamente forte, por meses ou até anos. A intensidade do incômodo é tão grande que está ligada a casos de depressão e suicídio.
- De janeiro de 2017 a junho de 2022, houve 25.767 internações no Brasil por catapora ou herpes-zóster. De 2016 a 2020, foram 254 mortes por varicela e 560 por herpes-zóster.
- Em 2014, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou que as complicações da catapora levariam a 4,2 milhões de internações e 4.200 mortes todos os anos.
Proteção
- Vacinas tetraviral e varicela.
- A vacinação está disponível gratuitamente para crianças entre 15 meses e 5 anos de idade. Conheça o número de doses e quando devem ser aplicadas no Calendário Nacional de Vacinação da Criança (clique para acessar)
- Pessoas não vacinadas que tiveram contato com doentes podem ter a infecção evitada pela vacina caso ela seja aplicada em até 72 horas.
- Saiba mais sobre todas as vacinas em uso Brasil.
O que você pode fazer?
- Vacinar/atualizar o calendário de vacinação indo ao posto de saúde mais próximo.
- Compartilhar essa informação com a sua família, amigos e comunidades.
- Divulgar este site.
- Não compartilhar informações sem ter certeza de que é verdade.
- Desconfiar de mensagem no WhatsApp ou nas redes sociais escrita com letras maiúsculas ou com muitos pontos de exclamação, ou ainda com expressões como “denúncia”, “o que querem esconder de você”, “por favor, não deixe de compartilhar essa informação”.
- Ficar atento(a) também a outras características das notícias falsas (fake news), que são frases como: “Médico revela a verdade!!!…”, “Alguns dos maiores estudiosos do assunto”, sem dizer o nome do profissional nem em que instituição atua.
- Conversar com a pessoa que enviou a mensagem a você. Pode ser chato e trabalhoso, mas esse cuidado ajuda a evitar enormes problemas, inclusive para a sua saúde — as notícias falsas podem matar.
- Buscar se informar em sites de instituições científicas, como as listadas a seguir, e dos veículos oficiais de imprensa.
Referências e sites para saber mais:
- Família SBIm — https://familia.sbim.org.br/doencas/catapora-varicela
- Fundação Oswaldo Cruz — https://portal.fiocruz.br/taxonomia-geral-doencas-relacionadas/catapora
- Ministério da Saúde — https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/catapora-varicela/catapora-varicela
- Organização Mundial da Saúde (OMS) — https://www.who.int/teams/health-product-and-policy-standards/standards-and-specifications/vaccine-standardization/varicella
- Centros para o Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) — https://www.cdc.gov/chickenpox/index.html
- Calendários SBIm — https://sbim.org.br/calendarios-de-vacinacao
- Calendário Nacional de Vacinação PNI –https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/calendario-vacinal-2022